Sobre nós

Minha foto
Gedimar e Jocasta
Brusque, SC, Brazil
Estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque - Unifebe
Ver meu perfil completo

Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A "vinda" da Família Real para o Brasil




Este nem chega a ser exatamente um mito. Pelo menos não deveria ser, já que, sobre a “vinda da Família Real (de Portugal) ao Brasil”, não se esconde o fato de Napoleão tê-la, em verdade, a “escorraçado” de Portugal.

A história é mais ou menos assim:

Século XIX, a França de Napoleão, decidida a dominar a Europa por completo, avança a oeste, onde estava seu principal rival por aquelas bandas. Não estamos falando de Portugal e sim da Inglaterra. Para atingir os britânicos, Napoleão ordena a todos os países da Europa, que fechem as suas portas aos ingleses. Portugal não podia fazer isso, pois se de um lado o temido exército francês se aproximava, de outro, sua “aliada” Inglaterra, mostrava que poderia usar sua poderosa frota naval para bloquear o Atlântico e impedir que as riquezas do Brasil chegassem à terra do Patrícios.

Assim, não restou outra alternativa a Napoleão, senão invadir Portugal. E de fato, o fez. No dia 30 de novembro de 1807, os franceses invadiram Portugal, não sem antes, a família real abandonar o próprio país e fugir para o Brasil, no dia anterior à invasão.

Foram 8 navios, abarrotados de gente “importante” da corte portuguesa, que chegaram ao Brasil em março de 1808.

0 comentários: